Impressões Digitais

 

O que é uma impressão digital?

 

Uma impressão digital, também designada por dactilograma, é uma marca deixada pela pressão da polpa dos dedos sobre uma superfície, usadas como elemento de identificação.

 

 

 

Nas impressões digitais estão presentes pontos conhecidos como “minuciae”, características específicas das pontas dos dedos que podem apresentar-se como bifurcações ou finais de uma crista, por exemplo. Numa impressão digital há cerca de 100 mas basta a coincidência de 7 “minuciae” para se fazer uma identificação positiva.

 

As impressões começam a formar-se durante o desenvolvimento embrionário. Esta formação consiste num mecanismo: o pregueado aleatório da epiderme, o que explica o facto de uma impressão digital ser única de cada indivíduo.

 

Tipos de Impressões Digitais

 

As impressões digitais dividem-se então em três tipos:

 

  • Impressões latentes: São as impressões deixadas por acidente quer visíveis ou não a olho nu numa superfície lisa. Este tipo de impressões geralmente apenas apresenta uma parte diminuta da superfície do dedo e podem ser facilmente sujas ou distorcidas. São as impressões digitais mais encontradas no local do crime. 

  • Impressões patentes: São impressões digitais criadas por transferência de materiais no dedo para uma superfície. Uma vez que já se encontram visíveis não necessitam da aplicação de técnicas para as revelar sendo geralmente fotografadas ao contrário do que acontece com as impressões latentes.

  • Impressões plásticas: São impressões digitais depositadas num material que as regista com o seu maior detalhe. Esses materiais podem ser cera derretida ou depósitos de gordura nas peças de carros, por exemplo. Tal como as impressões digitais patentes, essas impressões são visíveis.