Cápsulas de Balas

 

 Uma arma é todo o objecto que tem a capacidade de maximizar o poder de defesa/ataque de um indivíduo. As armas de fogo são armas que actuam à distância e são capazes de provocar uma grande quantidade de dano à vítima.

A arma de fogo baseia-se em princípios de termodinâmica, não sendo necessária muito força física para esta causar o seu efeito.

 

 

Disparo

Dentro do cano da arma está um projéctil que é rodeado por uma cápsula, como forma de o conservar.

Quando o gatilho é premido, o cão faz um movimento horizontal cujo objectivo é fazer com que o percutor choque com a espoleta, que contém certas substâncias que, ao receberem o choque, produzem chamas de alto poder calorífero que iniciam a combustão da pólvora.

Esta combustão é fundamental para ocorrer a saída do projéctil. A súbita subida de temperaturas, até cerca de 2500ºC, faz com que a pólvora dê origem a certos gases que aumentam de volume ocupado, fazendo aumentar a pressão, o que vai forçar o projéctil a percorrer o cano da arma até à saída de um forma violenta.

 

Comparação balística

 

A comparação que é feita entre os projécteis encontrados, quer em cenas de crime quer no corpo da vítima, baseia-se nas estrias que são deixadas após a saída da bala. Ou seja, o projéctil ao sair do cano entra em contacto com a superfície interna deste, que deixa marcas que são únicas de cada arma.

Esta comparação pode também ser feita usando as próprias cápsulas do projéctil, comparando os danos do percutor, por exemplo.

 

O Confronto Microbalístico, a comparação, realiza-se do seguinte modo:

·      O projéctil é recolhido do corpo da vítima (ou mesmo da cena do crime);

·      São efeitos disparos em tanques de água de armas suspeitas de terem sido a arma do crime, de forma a obter projécteis dessas armas;

·      Estes dois são comparados e, caso as estrias coincidam, admite-se que a arma usada seja a mesma.

 

Resíduos da arma

 

Todos os gases que são acumulados na altura do disparo são libertados aquando esse momento e muitas vezes espalham-se na roupa e na pele do autor do disparo. São estes resíduos que podem ser detectados, recorrendo a determinadas técnicas, como forma de verificar que uma certa pessoa efectuou um disparo recentemente.

Esta recolha de gases e outras partículas sólidas muito pequenas, podem ser constatadas de uma forma física, recorrendo ao uso de uma lupa, ou, caso ainda assim não sejam visíveis, a métodos químicos, nomeadamente o recurso a certas substâncias que reagem com os constituintes destes gases.